quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Real valoriza 108% ante o dólar no governo Lula e supera sete moedas

O real deve fechar 2010 como a moeda mais valorizada ante o dólar entre as oito analisadas pela consultoria Economática.

A valorização do real somou 108,16% no governo Lula até o dia 21 de dezembro de 2010, sendo a moeda mais valorizada entre as estudadas. Em três paises é verificada desvalorização: Argentina, México e Venezuela.

A Economática analisou o comportamento do dólar em sete paises da América Latina e na zona do euro desde o dia 31 de dezembro de 2002 --inicio do governo Lula-- até o dia 21 de dezembro de 2010.

Em 31 de dezembro de 2002, o dólar Ptax venda no Brasil era cotado a R$ 3,533 e ontem fechou em R$ 1,6974. A maior valorização anual do real no governo Lula se deu em 2009, com 34,22%.

Redação 24 Horas News

Receita libera lotes da malha fina de 2006 e 2007

A Receita Federal deposita nesta quarta-feira (22), as restituições de um lote de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2006 que estava na malha fina. A correção foi de 51,06%. De acordo com informações da Agência Brasil, no lote de 14.621 declarações, 7.022 ficaram devendo ao Fisco, 3.784 tiveram direito à restituição e 3.815 não tiveram imposto a pagar nem a restituir.

A Agência Brasil informa também que a Receita Federal vai liberar amanhã (23), os valores da restituição de um lote de 2007, que também estava na malha fina. Do total de 23.231 contribuintes, 11.705 têm imposto a pagar, 5.233 receberão restituição e 6.293 não têm imposto a pagar nem a restituir. A correção é de 38,07%. As consultas podem ser feitas na internet www.receita.fazenda.gov.br ou pelo Receitafone: 146. (informações de A Tarde).

Fundador do WikiLeaks, Julian Assange, publicará suas memórias em 2011, diz The Guardian

Redação, Portal IMPRENSA

“Um manuscrito sobre a vida do fundador da organização WikiLeaks, Julian Assange, pode estar pronto em março de 2011 já que o ciberativista vendeu suas memórias para duas editoras, segundo informações do jornal britânico The Guardian nesta terça-feira (21).

Colaborador na divulgação de documentos secretos obtidos pelo WikiLeaks, o periódico afirmou que a editora britânica Canongate e a norte-americana Knopf seriam as escolhidas.

O australiano, de 39 anos, está em liberdade condicional, no interior da Inglaterra, aguardando julgamento sobre possível extradição para a Suécia, onde a Justiça o acusa de cometer crimes sexuais. Ele é o responsável pela revelação de milhares de informações confidenciais sobre ações militares e diplomáticas do governo dos Estados Unidos.

Ao estilo WikiLeaks, a informação sobre a produção de biografia de Assange teria vazado no Twitter da editora espanhola Random House Mondadori. De acordo com o Guardian, Claudio Lopez, diretor da divisão literária da editora, confirmou que "o manuscrito estará pronto em março".

Lições para o setor petróleo graças ao WikiLeaks

Paulo Metri – conselheiro da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros

Até que se prove algo em contrário, o WikiLeaks veio para diminuir o número de anjos na sociedade mundial. As lições que se tiram do vazamento relativo ao setor de petróleo do Brasil são muitas. Para os interessados, que ainda não se atualizaram, vamos listá-las sem ordem de importância.

É incrível, mas algumas pessoas ainda se surpreendem com o fato de a embaixada dos Estados Unidos estar envolvida em assuntos internos do Brasil, buscando interferir a favor dos interesses das suas empresas. Além disso, a importância que o pré-sal tem para as petrolíferas americanas e os Estados Unidos foi desnudada. Inclusive, é mostrado como eles atuaram no nosso Congresso para que o contrato de partilha proposto pelo governo Lula não fosse aprovado, o que faria com que a lei das concessões da era FHC permanecesse em vigor. Por isso, a conclusão rápida que se pode tirar é que o contrato de partilha deve ser melhor para a sociedade brasileira que as concessões. José Serra seria favorável à lei das concessões, que muitos congressistas do seu partido defendem, abertamente. Com os vazamentos, ficou claro que, apesar da diminuição de lucro e poder que o contrato de partilha acarreta, as petrolíferas estrangeiras não querem sair do Brasil, inclusive porque não há muitos lugares no mundo para onde elas possam ir, atualmente.

As empresas estrangeiras de petróleo só querem comprar de seus fornecedores no exterior, o que seria facilmente constatado, se as compras delas, em comparação com as da Petrobrás, fossem verificadas nestes 13 anos de existência da lei das concessões. Não é por outra razão que elas se opunham, como mostra o WikiLeaks, à Petrobrás ser a operadora única do pré-sal.

A afirmação "as regras sempre podem mudar depois" dita por um executivo de uma petrolífera estrangeira chega a ser um acinte contra a soberania nacional, o que consta ter sido repetido pelo candidato do PSDB à presidência. A constância do capitalismo internacional em querer usurpar as riquezas onde elas estiverem, além de danosa para os proprietários das riquezas, revela a característica de saqueadores inveterados. WikiLeaks revelou que as entidades Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) e Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) são brasileira e nacional só no nome. A boa notícia é que os estrangeiros têm medo que a sociedade brasileira saiba de toda a tramóia deles e se indigne. Então, como a sociedade está agora começando a saber, deveremos ter boas notícias brevemente.

Finalizando, todos aqueles que acusaram a Associação de Engenheiros da Petrobrás (AEPET) e seu presidente, engenheiro Fernando Siqueira, de adeptos da "Teoria da Conspiração" deveriam reconhecer que eles estavam certos. A conspiração existia e era extremamente danosa para a sociedade brasileira. Fonte: AEPET

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Cheap Web Hosting Aranhico Diretório Seo Tec Sites do Brasil Directory Link - Quality Directory Submission Services.