"Uma pesquisa divulgada pelo European Journalism Observatory (Observatório Europeu do Jornalismo) revelou que existe uma forte coincidência entre as agendas noticiosas dos jornais impressos e dos portais informativos online em 60% dos casos estudados numa amostra de 3.900 notícias publicadas da imprensa norte-americana.
O estudo — baseado em trabalho publicado na edição de dezembro da revista Journal of Mass Communication Quarterly — revela também como a agenda da imprensa online e offline está se afastando cada vez mais da lista de assuntos mais comentados em blogs, redes sociais, twitter e outros sites produzidos por indivíduos com e sem formação jornalística.
Uma amostra de notícias analisadas pelo pesquisador Scott Maier, professor associado da universidade de Oregon, indicou que além da coincidência na escolha de temas, a imprensa convencional e os portais noticiosos coincidem também no enfoque das informações publicadas.
Em compensação, apenas 1/3 dos blogs, páginas pessoais e notícias publicadas em redes sociais mostrou alguma relação com as manchetes e notícias mais importantes publicadas na imprensa. Os veículos alternativos de informação preferiram comentar e trocar informações sobre os temas incluídos na agenda da grande imprensa.
Além de confirmar o divórcio entre a agenda da mídia e a agenda dos cidadãos, as conclusões da pesquisa deixam claro, por outro lado, que os blogs tendem a ocupar um espaço semelhante ao dos talk shows radiofônicos em matéria de participação do público.
A coincidência de agendas mostra que a imprensa tradicional continua ditando as regras em matéria de temas a serem explorados pelos portais informativos. Esta tendência é explicada pelo fato de que a maioria dos jornalistas na web ainda mantém os valores e rotinas da imprensa escrita, apesar de usarem ferramentas digitais.”
Artigo Completo, ::Aqui::
Carlos Castilho, Observatório da Imprensa
Artigo Completo, ::Aqui::
Carlos Castilho, Observatório da Imprensa
0 comentários:
Postar um comentário