quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Internet ultrapassa TV nos EUA na preferência de busca por notícias pelos jovens

“De 2007 a 2010, a quantidade de pessoas entre 18 e 29 anos que buscam por notícias na internet dobrou, segundo dados da Pew Research Center for the People and the Press, divulgados nesta terça (04). A porcentagem variou de 34% para 65%, enquanto a televisão registrou queda de 68% para 52%.

Alguns dos números da pesquisa extrapolam a margem de 100% uma vez que os consultados poderiam escolher mais de um meio para busca de informações, mesmo que tenham preferência por um deles - 68% preferem internet e 52% optam por TV, por exemplo.

Considerando a margem normal de 100% e uma escolha única de busca por notícias, a internet também registra crescimento, sendo a preferida por 41% dos entrevistados. Nesse quesito, o aumento, desde 2007, foi de 17%.

A pesquisa, segundo informa o portal britânico Journalism.co.uk, foi feita com 1,5 mil pessoas no último mês de dezembro e indicou que a internet logo se tornará a principal fonte de notícias, ultrapassando também os jornais impressos.”
Foto (Gráfico): Reprodução

Redação, Portal IMPRENSA



WikiLeaks: Maquina de guerra econômica

Se o ciber-ataque de Assange contra os grandes bancos for o que foram as manifestações pelos direitos civis contra outras instituições, o que Wall Street usará como canhões d’água para “dispersar” os manifestantes? Por Laura Flanders, The Notion (Blog da The Nation)

Até agora, a WikiLeaks têm concentrado os seus esforços na política externa dos EUA, das guerras à diplomacia. Embora poucas acções concretas tenham sido tomadas em resposta às fugas, o próximo alvo da WikiLeaks pode desencadear uma reação diferente.

As acções do Banco da América caíram 3% na 4.ª feira, depois de Julian Assange ter dado indicações de que tem cerca de 5 gigabytes de documentos que revelam algumas toneladas de comportamento bancário ‘não ortodoxo’ – para dizer o mínimo.

“Todos sabem que o Banco da América fez aquisições horrendas, que assumiu toneladas de papéis podres. Se relataram tudo, e se esses relatórios vazaram, o mais provável é que o Banco da América esteja tecnicamente falido” – escreveu Barry Ritholtz, blogger especialista em finanças.

Mas já se sabe que houve muitos erros de administração e até fraude em Wall Street. O que, então, Assange pode ter sobre o banco, que ainda não se saiba? Dado que já se sabe que o Banco da América assaltou património dos EUA, o que poderia ainda perturbá-los, caso venha a público?

O mais provável, contudo, é que a questão seja não o futuro, depois das fugas, mas o presente e o passado, antes delas. Ritholtz observou que é possível que a máxima perturbação seja exactamente esse “sacudir a árvore e perturbar o status quo.” E o próprio Assange já escreveu muito sobre esse tema.

Num dos seus ensaios, Assange observa que “Quanto mais secreta, menos transparente e menos justa é uma organização, mais as fugas causam pânico e paranóia entre os responsáveis, os apoiantes e os encarregados do planeamento.”

A ser assim, estamos a olhar para o lado errado se insistimos em só prestar atenção ao que for feito depois das fugas. Muito mais interessante é analisar as fugas como movimento que vise o resultado de longo prazo; como movimento que vise mais revelar uma disfunção no coração das mais poderosas instituições contemporâneas e possivelmente desestabilizá-las, gerando algum tipo de super-reação.

Pensem nas manifestações pelos direitos civis que se organizaram em balcões de bares e que foram manifestações em que os cidadãos apenas ocupavam os espaços, sem qualquer movimento [os chamados “sit-ins”], atualizadas para o século 21.

Se o ciber-ataque de Assange contra os grandes bancos for o que foram as manifestações pelos direitos civis contra outras instituições, o que Wall Street usará como canhões d’água para “dispersar” os manifestantes? Talvez acabem, pelo medo e pelo excesso na reacção, por molhar só as próprias calças. Mal posso esperar para ver acontecer!

Traduzido pelo Coletivo da Vila Vudu. Publicado em Redecastorphoto

Por Esquerda.net



Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Cheap Web Hosting Aranhico Diretório Seo Tec Sites do Brasil Directory Link - Quality Directory Submission Services.