quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Imprensa mantém influência na agenda noticiosa mas perde poder político na formação das percepções do público

"Uma pesquisa divulgada pelo European Journalism Observatory (Observatório Europeu do Jornalismo) revelou que existe uma forte coincidência entre as agendas noticiosas dos jornais impressos e dos portais informativos online em 60% dos casos estudados numa amostra de 3.900 notícias publicadas da imprensa norte-americana.
O estudo — baseado em trabalho publicado na edição de dezembro da revista Journal of Mass Communication Quarterly — revela também como a agenda da imprensa online e offline está se afastando cada vez mais da lista de assuntos mais comentados em blogs, redes sociais, twitter e outros sites produzidos por indivíduos com e sem formação jornalística.
Uma amostra de notícias analisadas pelo pesquisador Scott Maier, professor associado da universidade de Oregon, indicou que além da coincidência na escolha de temas, a imprensa convencional e os portais noticiosos coincidem também no enfoque das informações publicadas.
Em compensação, apenas 1/3 dos blogs, páginas pessoais e notícias publicadas em redes sociais mostrou alguma relação com as manchetes e notícias mais importantes publicadas na imprensa. Os veículos alternativos de informação preferiram comentar e trocar informações sobre os temas incluídos na agenda da grande imprensa.
Além de confirmar o divórcio entre a agenda da mídia e a agenda dos cidadãos, as conclusões da pesquisa deixam claro, por outro lado, que os blogs tendem a ocupar um espaço semelhante ao dos talk shows radiofônicos em matéria de participação do público.
A coincidência de agendas mostra que a imprensa tradicional continua ditando as regras em matéria de temas a serem explorados pelos portais informativos. Esta tendência é explicada pelo fato de que a maioria dos jornalistas na web ainda mantém os valores e rotinas da imprensa escrita, apesar de usarem ferramentas digitais.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Carlos Castilho, Observatório da Imprensa

Le Monde elege Julian Assange como "homem do ano"; Zuckerberg fica em 3º

“O criador do site Facebook, Mark Zuckerberg, é o homem do ano para a aclamada revista Time. Já o francês Le Monde discorda e coloca o jornalista Julian Assange, criador do WikiLeaks, como principal destaque de 2010.

Eleito pela redação do jornal, Assange será homenageado com uma capa e um artigo biográfico que será publicado na próxima sexta-feira (24) em um suplemento especial da publicação.

Assange também ganhou na eleição dos internautas. Os leitores da versão on-line do Le Monde elegeram Assange como "homem do ano", com 56,2% dos votos, na frente do prêmio Nobel da Paz Liu Xiaobo (22,3%) e do americano Mark Zuckerberg (6,9%), fundador do Facebook.

Segundo informações da agência de notícias AFP, o Le Monde é um dos cinco grandes jornais ocidentais (junto com o The New York Times, The Guardian, El País e Der Spiegel) que se associou ao WikiLeaks para publicar milhares de documentos secretos da diplomacia americana.

No Brasil, Folha de S.Paulo e O Globo fizeram acordo parecido.”

Redação, Portal IMPRENSA

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