segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Globo diz que não vai incentivar beijo gay na tevê

Em 10 de dezembro do ano passado, a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Trangêneros (ABGLT) enviou um ofício à Rede Globo solicitando maior comprometimento da empresa na luta contra a homofobia e cobrando a explicação de sucessivas censuras de beijos gays em telenovelas e séries da emissora. A ABGLT lembrou do corte de um beijo gay na série Clandestinos, que foi divulgado na internet, além da cena vetada na novela América.

Em resposta dada esta semana, o diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger, afirma que a empresa também combate o preconceito, a discriminação e promove a luta por direitos, mas aponta que o beijo gay é uma escolha artística dos núcleos da emissora e que não pode passar por cima da liberdade criativa de seus funcionários. “Não cabe promover o beijo gay, assim como não cabe promover o beijo hétero”, afirmou o diretor. Erlanger alegou ainda que a classificação indicativa brasileira, do Ministério da Justiça, é proibitiva a temas “sensíveis”, e que “A teledramaturgia – diferentemente das questões éticas e sociais – não é o ambiente adequado para levantar bandeiras de comportamento moral no campo da sexualidade, baseado na individualidade. Televisão aberta é o espaço do coletivo.”, afirmou.

Por fim, o diretor culpa a própria audiência pelo conservadorismo da Rede Globo em não exibir o tal beijo. Reconhecendo o papel das artes e da mídia para transgredir e lançar discussões, ele afirma que a emissora tem preocupação com o seu público. “Esse desafio torna-se mais difícil quando se trata de respeitar uma audiência não-segmentada, múltipla em suas expectativas e preferências”.

O diretor ainda lembrou de beijos gays exibidos nos programas “Mulheres Apaixonadas” e “Meus queridos Amigos”. O primeiro um selinho entre duas mulheres e o segundo um beijo roubado entre dois amigos.

Por Redação, Revista Lado A

2 comentários:

Maninho disse...

A Globo incentiva há muito o beijo gay; O fato da emissora demorar-se em exibi-lo nada tem a ver com moralismo ou respeito às famílias, ela - A Globo - já deixou bem claro que não tem a mínima consideração por princípios familiares há tempos. A questão é que a demora tem transformado repulsa em expectativa até que, um dia, a Glbo resolve "matar" a curiosidade de todos os acéfalos e expõe publicamente - para a alegria das abomináveis associações gays - o beijo de viados, sapatões ou seja lá como chamem hipocritamente tais casais. GLOBO E VIADAGEM: TÔ FORA...

joice disse...

pior é que o comentario acima mostra como a globo visa salvaguardar o lucro.
por que com um bando de retardado como esse assistindo nenhuma empresa capitalista coreria o risco.
a unica verdade que o cidadão ali disse é a falta de respeito da globo por tudo, e a hipocrisia de dizer que combate preconceito enquanto os proprios escritorios demonstram a visão preconceituosa da sociedade que sustenta essa emissora global.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Cheap Web Hosting Aranhico Diretório Seo Tec Sites do Brasil Directory Link - Quality Directory Submission Services.