sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Vídeo histórico com vexame internacional de FHC levando sermão de Bill Clinton



Link do vídeo para repassar por email: http://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ

Com exclusividade, o blog Os Amigos do Presidente Lula resgatou de arquivos internacionais, um vídeo de 1999, com o então presidente Fernando Henrique Cardoso em Florença (Itália) no encontro de governantes dos países ricos da chamada terceira via.

Está edição tem um compacto com os "melhores momentos", ou seja, os mais relevantes.

O vídeo reabilita a memória de como o governo FHC era submisso, incompetente, não tinha respeito internacional, e o plano real, em 1999, já tinha acabado e colecionava mais fracassos e instabilidade do que sucessos, quando visto longe dos olhos da imprensa demo-tucana nacional.

O Brasil estava quebrado, pendurado no FMI, e sua economia não inspirava confiança, nem era vista como tão estável, nem em 1995 (crise mexicana), nem em 1997 (crise asiática) e nem em 1998 (crise russa), exigindo overdose de juros para controlar a inflação.

FHC fez o discurso da choradeira dos quebrados, pedindo aos líderes dos EUA e Europa, que criassem uma espécie de CPMF mundial para salvar o Brasil da fuga de capitais especulativos.

Bill Clinton (então presidente dos EUA), Tony Blair (Inglaterra) e Gerhard Schroeder (Alemanha) receberam mal a proposta.

Clinton passou um verdadeiro sermão em FHC, sugerindo que faltava CONFIANÇA, HONESTIDADE, eficiência e boa governança sob FHC. Enquanto isso, outros países resolveram estes problemas frente as crises, citando Chile e Uganda, como exemplos para FHC seguir.

Clinton e os demais líderes agiram na defesa dos interesses de seus países, que eram os vencedores naquela ordem mundial.

FHC agiu pessimamente, com incompetência política, ao não articular previamente ao encontro, para não passar esse vexame, e também por não tentar conquistar resultados de fato.

E agiu pior, de forma humilhante e envergonhando o Brasil, ao não defender o país, ficando calado após o sermão de Clinton (se é que tinha jeito de defender, naquele governo submisso e dependente, sob intervenção do FMI).

Apesar de tratar-se da gravação de evento público e oficial no exercício da presidência, televisionado na época (pela Globonews, se não me engano), foi necessário recorrer a arquivos internacionais para resgatar o vídeo, uma vez o que o acervo do iFHC parece preferir apagá-lo da história, e que o PIG (Partido da Imprensa Golpista) também esconde a sete chaves para não constranger seu amigo e correligionário FHC, com a divulgação.

Diretamente do blog Os Amigos do Presidente Lula

Video relacionado

Lula X FHC - Comparativo dos Governos PT vs PSDB

31 comentários:

Unknown disse...

editado por alguém que não entende nada sobre imparcialidade, a intenção é jogar pessoas com mentes fracas contra o FHC, pessoas com opinião formada anti-FHC.

NÃO ME CONVENCE

FHC teve seus altos e baixos, não tenho idade pra descrever os fatos que cercaram aquela época, mas a história mostra que ele foi peça fundamental para o desenvolvimento.

Lula só foi o que foi por que FHC contruiu junto com Itamar Franco uma sólida economia que cresce até hoje.

E só pra constar, gostei do Lula, gostei do FHC e ainda não gosto, mas posso gostar da Tia Dilma.

cehsarus disse...

totalmente tendensioso ... e ainda fica parando o video pra fazer comentario... tem que ser petista... ou ganhou algum cargo ou alguma bolsa e em ambos os caso nao trabalha e tem tempo pra fazer uma merda de video dessas...

Janaína disse...

Eu não preciso de um vídeo desses pra lembrar que os tempos de FHC foram um fracasso total. É mania de brasileiro querer que o barco afunde só pra mostrar que tinham razão ao apontar os furos no casco. Mesmo que o Brasil tenha sido um antro de pobreza e descaso nos tempos de FHC e tenha se tornado uma potência emergente no governo Lula, o pessoal continua enaltecendo o sociólogo que quase nos faliu.

Vão viver a vida real, seus alienados. Infelizmente o tempo não volta atrás, pra que vocês pudessem ver as filas de emprego pra GARI que viravam a esquina. Hoje qualquer moleque de 18 anos escolhe emprego. Nos tempos de FHC brigavam no tapa pela raspa do tacho.

Sem Sentidos disse...

O fato não se esconde por trás da edição do vídeo. Se o vídeo venha ser tendencioso ou não parte de sua interpretação pessoal, o que eu vi ('' com os meus olhos'')foi um governo deprimente a pós crise. A história explica muita coisa amigo, mas viver de livros sem se ater aos fatos lhe deixa com essa percepção. O fato é! O governo FHC não foi bom. 1°- Não poderia se fazer um governo bom com uma bancada de congressistas incompetentes, 2°- Era um pós baque na nossa economia, 3°- a atuação do FHC na presidência de um país como Brasil naquele instante tinha que ser mais ativa e popular, com interesse em fortifica o Estado e não esfarela-lo vendendo ''tudo'' que o Brasil possuía de importante na época. Fazendo um nexo ao que o Presidente Clinton citou, Nosso povo não tinha confiança em investi em um Estado em que a qualquer momento poderia ''Quebrar'' (destino de tudo que é privado).

Enfim... na minha opinião FHC é analogamente comparado a uma ''1° vez mau feita''.

Magera disse...

Sinceramente apenas me lamento que alguém dê valor a uma notícia tão tendenciosa como essa...
Manipulada por partidos políticos que usam-se de seus "seguidores" para fazer articulações.
Falta de intelecto por parte de quem defende essas ídeias também, não que estejam erradas, mas é preciso analisar outros pontos, outros lados, períodos históricos, políticos e geopolíticos diferentes.

hermano disse...

É evidênte que esse vídeo é tendencioso, pois mostra a humilhação sofrida pelo Poste. Nesses tempos nosso país não era respeitado e qualquer peido no oriente quebrava nossa economia. Falta de intelecto é defender um filha da puta que segurou artificialmente a paridade cambial apenas para se reeleger. Como existem pseudo-intelectuais para defender um dos políticos mais fracassados de todos os tempos. É triste, simplesmente.

hermano disse...

Essa da taxa mundial foi brincadeira: o sujeito ainda queria que o mundo financiasse sua incompetência.

Semiotizando disse...

Só quem não viveu sob o governo FHC e que se baseia pela história oficial escrita para os livros didáticos das escolas particulares, é que ainda tem ilusões sobre aquele nefasto período. A vergonha nacional perante o mundo não era nada frente os problemas que sofríamos, repressão policial, desemprego, demissões em massa, trabalho informal, altíssimas taxas de suicídio, achatamento salarial. Estávamos à beira de uma convulsão social, uma revolta civil estava prestes a acontecer, as passeatas nas ruas das grandes cidades eram praticamente diárias. Se ninguém lembra, não se pode fazer nada, mas eu lembro, e só em lembrar daquele clima de medo constante e opressor, vejo o quanto devemos ser gratos ao governo Lula.

Unknown disse...

VC DEVE VIR LA DE CIMA... APOSTO QUE DEVE FALAR "DILMINHA".....
O FHC SIMPLESMENTE TIROU O BRASIL DA FALENCIA.... ninguem sabe oq é o plano real ???
A VAI A MERDA VC, A DILMINHA E O SEU VIDEO...

Marcus Vinicius disse...

Isso é o que dá a inclusão digital.
Qualquer anta edita um video de youtube e faz um textinho mixuruca e poe na net achando que todo mundo é ignorante o bastante para engolir.
Só pessoas bostistas... ops... petistas que estao acostumadas a engolir esse tipo de armação.
Bem como engoliu todas as falcatruas do ex presidente, bem como as desculpas esfarrapadas pra tudo que se questionou, bem como engole uma TERRORISTA como a presidente atual e assim por diante vai.

MALDITA INCLUSÃO DIGITAL qualquer bosta agora acha que pode subestimar a inteligencia da massa achando que todo mundo é como vcs.

VAO SE ACULTURAR!!!!

Unknown disse...

ainda bem que o Lula veio em seguida...

Janaína disse...

Engraçado que esse pessoal que fala "você sabe o que é o plano Real" não deve conhecer muito sobre a história do plano e as dezenas de nomes envolvidos... vai estudar, cara. Provavelmente você é um sujeito que não se preocupou em tentar achar um emprego decente na era FHC (mesmo com diploma, era difícil). O funcionário podia ser tratado como cachorro porque tinha que aguentar. Se ele não quisesse, tinha cem lá fora esperando pra tomar o lugar dele por salário menor.

O pessoal fala, fala, mas na época era uma merda. /essa é a verdade e se você não lembra ou era muito jovem ou muito lunático. Não tem o que discutir. Estabilidade o cacete. O país estava sempre em recessão, sempre parado. Aí entrou o Lula e bum... tudo é milagre. Quanto se fala de FHC, a culpa nunca é dele, sempre é culpa de "fatores externos". No caso do Lula, o MÉRITO nunca é dele. Sempre é mérito de "fatores externos".

Porra, parem com essa síndrome de vira-lata. Parem de torcer contra. Vocês vivem nessa porra de país também. Se tá crescendo, melhor pra todo mundo. Esse pessoal ia soltar foguete se a Dilma fizesse besteira pra afundar o Brasil... que mente pequena. Depois reclamam que a culpa é só do governo...

Janaína disse...

É, Murilo, concordo com o fim do seu texto. O FHC fez um governo da elite, pela elite e para a elite. E era resolvidíssimo: o pobre era pobre, o rico era rico, sem essa mistureba que existe hoje em dia de pobre querendo comprar TV de plasma.

Memória curta sempre foi um mal do brasileiro. Mas não importa. O Brasil vai continuar crescendo com ou sem vocês. Afinal, inércia é uma marca registrada dos pró-FHC.

Alexandre disse...

Amigão, seguinte: o Lula nem FALAR com os caras ele conseguiria... Simples assim.

Unknown disse...

É deprimente, estupefato fico eu ao ler sandices despreparadas com discurso fraco sem alguma propriedade, feito por vomitadores ambulantes da Veja.
Vem neguinho criticar inclusão digital, oras bolas, assim só ratificam o que foi o Governo FHC, entreguista e de exclusão social.
No mínimo a discussão poderia primar-se pelo bom senso e algum entendimento de fortalecimento e crescimento econômico-social de um país.

O vídeo é tendencioso? Sim, mas não mente.

Os Civita, Marinhos e etc são tendenciosos e pró-partidários? Sim, e a maioria consome esse tipo de informação diariamente sem sentir-se "enganados".

Haja saco viu!!

Anônimo disse...

Porra como tem nego que defende o FHC?? A nossa economia foi ultrapassada pelo a do México na gestão dele. Só para citar um caso que aconteceu com minha familia, estavamos ficando sem dinheiro para colocar comida na mesa pela porra da inflação nos preços dos alimentos, eu e minha irma tivemos que caçar alguma forma de ajudar no sustento de casa com 14 anos, não acredito como tem gente que defenda esse governo safado do FHC.

Unknown disse...

Não sou petista, nem a favor do FHC, mas a verdade é que o seu governo realmente foi um fracasso. O plano real não passa de uma copia do plano cavalo da Argentina. FHC não tinha nada de brilhante, além de ser um elitista safado.

Unknown disse...

Muito mal editado.

Ou o autor é MUITO imparcial e mal intencionado, ou simplismente não entende nada de interpretação, de economia, e de história.

Muito ruim.

Meus sinceros sentimentos a quem perdeu seu tempo vendo este video.

Unknown disse...

FRACO! VOCÊ É PÉSSIMO E QUER FAZER LAVAGEM CEREBRAL IGUAL O SEU PARTIDO.
PRIMEIRO APRENDA PARA DEPOIS TENTAR SE TORNAR UM FORMADOR DE OPINIÕES.
O BRASIL ESTÁ ASSIM POR CAUSA DE PESSOAS COMO VOCÊ, FRACAS, SEM CONTEÚDO E SENSACIONALISTAS.

DESISTA!
PS: VOCÊ TAMBÉM É UM PESSIMO EDITOR DE VIDEOS.

Royal disse...

Hahaha... o blog "AMIGOS DO LULA" se queixando de um presidente dar vexame?!

Parece um pouco contraditório.

Royal disse...

Interessante os fanáticos do PT falando em "torcer contra". Afinal foi exatamente isso que os vermelhos fizeram durante os 8 anos do FHC. Torceram e atuaram contra o Brasil, votando contra todas as reformas, por exemplo.

LULA tem méritos e defeitos. Um dos defeitos é a incurável dor-de-cotovelo que tem de FHC. E aparentemente esse mal contaminou também seus admiradores.

hermano disse...

Por que Lula teria dor-de-cotovelo de FHC? Ou de qualquer outro presidente? Lula foi simplesmente o governante mais popular da história mundial, superando nomes como JFK e Nelson Mandela. Lula foi chamado de "o cara" pelo Obama. O Jornal francês Le Monde publicou uma infinidade de cadernos estudando o fenômeno Lula. Alguém aí falou que Lula não conseguiria falar com "os caras". Realmente: inglês ele não fala. Mas FHC falava e ninguém dava ouvidos. Lula fala em português e os gringos que se virem para entender. E eles se viram.

Unknown disse...

Pimenta nos olhos dos outros é refresco, é isso que esse vídeo mostra. Fora que é extremamente tendencioso.
Primeira coisa, o governo FHC pegou todo o desastre econômico do brasil pós-golpe militar e crises internacionais complicadíssimas. O que ele fez foi reorganizar o país e o lula colheu frutos disso. Alguns podem dizer que o Lula também pegou crises internacionais: concordo, porém em um contexto totalmente diverso. Lula pegou a China numa acendência absurda, logo as exportações do país mais a estabilização econômica mais os juros altíssimos (que à época eram infelizmente necessários, e que definitivamente não são agora) fizeram o dinheiro entrar no país. Resumindo, Lula pegou melzinho, enquanto que o FHC teve que mexer com as abelhas. Me referi à história do "pimenta nos olhos dos outros é refresco" porque àquela época os países ricos tinham uma economia virtualmente sólida (ela se provou virtual com a crise americana e europeia). O Bill Clinton afirma que o estado brasileiro não é forte, mas é justamente a intervenção brasileira na economia com os juros altos que salvaram os bancos de quebrarem, o que não aconteceu nos EUA e na Europa que os bancos quebraram. O Lula até hoje nem sabe o que aconteceu e ainda levou os louros da vitória. Acho que vcs devem começar a rever seus pontos de vista. Abraços!

Unknown disse...

tudo bem que esse video mais que tendecioso, por tirar do contexto toda uma situação financeira mundial da epoca, queira influenciar um pouco mais a opinião popular sobre o tal governo... mas são mais que desnecessários, os comentarios levianos e imaturos do ponto de vista historico e economico-social. vá caçar o que fazer ao invés de criticar situações de governos passados que você demonstrou claramente que não tem embasamento algum para cruticar.

Gui.Turri disse...

Nem vou comentar o vídeo em si, mas sua atitude pequena ao tentar distorcer de modo tão esdrúxulo as coisas.

Você é mais um que só atrapalha o desenvolvimento político e civil do Brasil desta forma.

Críticas toscas levam a respostas toscas e muita perda de tempo. E assim o Brasil continua!

Fabio M disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Murilo disse...

Apagaram meu comentário !!! HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHHA!!! ANIMAL !!!

Diego Serespaperconfi disse...

Preliminarmente... Não é possível realmente saber o que e de quem exatamente Clinton estava falando, se não ser considerado e mostrado o contexto de suas falas. Tal vídeo não prova nada, apenas denigri a imagem do FHC para quem não gosta pensar.

Um tal de Hermano escreveu acima, que o Lula chegou a superar Nelson Mandela... Como alguém pode dizer tal blasfêmia? Se o Lula tivesse sofrido um décimo e se empenhado um centésimo do que Mandela sofreu e se empenhou, o Brasil seria a maior potência do mundo.

Sejamos sinceros aqui... FHC e Lula fizeram ótimos mandatos. Cada um foi necessário na sua época, e teria sido um fracasso total em outra. Quem tanto defende o FHC, é o pessoal que tem dinheiro, que há 10 anos já podia ter um computador. E quem defende tanto o Lula, são aqueles que nem ao menos trabalham direito, e querem dinheiro no bolso.

Cada um defende seus interesses. Riquinhos da elite querem FHC porque lhes ajuda. Pobres e favelados querem Lula porque este lhe dá dinheiro sem fazerem nada...

Enquanto no Brasil cada um continuar pensando só em si dessa forma, este país não conseguirá usar nem 60% de todo seu poderio.

PS1: Dane-se o resto do Brasil. Eu sou gaúcho.
PS2: Pra quem defendeu tanto a inclusão digital nos comentários acima... Veja a realidade desta inclusão, e não só o que é mostrado nas propagandas políticas, e depois diga se ela é tão boa assim.

Unknown disse...

...pelos seguidos posts sobre o tema e a parcialidade na - diga-se de passagem, "fraca" - edição do video postado, fica clara a tendencia Petista/governista do Blogueiro...

...muito proximo ao populismo/propaganda... mas muito, muito distante do Jornalismo...

...o equilibrio neste caso não só tornaria seu trabalho mais ético; mas mais importante que isso, iria lhe conferir mais credibilidade...

Fabiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Galvam disse...

Só mesmo imbecis para atacar um governante corajoso como FHC! Resolveu a vergonhosa economia do país sem se render a conveniências políticas! Foi preciso tomar providências duríssimas e impopulares para que tudo refletisse no momento atual! É uma vergonha que isto não seja ainda reconhecido! Mas o povo mostrou que ele estava no caminho certo! Tanto que foi reeleito e deixou de herança um país ajustado para que o PT fizesse a festa e colhesse os créditos por tudo isso.
Querem saber o que o PT teria feito? É só procurar no youtube os vídeos das escabrosas propostas e críticas do então candidato Lula ao governo FHC! E depois comparem com o que Lula fez quando assumiu o governo! E mesmo agora vejam se a Presidente Dilma(é presidente o cargo não tem gênero viu Marta Suplicy?) não está fazendo o mesmo!

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Cheap Web Hosting Aranhico Diretório Seo Tec Sites do Brasil Directory Link - Quality Directory Submission Services.