terça-feira, 8 de março de 2011

Brasil e Alemanha somam 20 milhões de reais em acordos pela C&T

Hoje, os recursos destinados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (C&T) do Brasil, e suas agências de fomento - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) - aos programas de cooperação com a Alemanha chegam a cerca de R$ 20 milhões. Deste valor, R$ 13 milhões são para o Observatório da Torre Alta da Amazônia (Otaa).
A cooperação em C&T entre os dois países é amparada pelo Acordo Geral sobre Cooperação nos Setores de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, assinado em junho de 1969.

Em 1997, o Acordo Geral foi atualizado, estabelecendo como temas prioritários as áreas de pesquisa ambiental e tecnológica, pesquisa de materiais, tecnologias de informação e comunicação, pesquisa marinha, biotecnologia, ciências geológicas e pesquisa espacial. Em 2000, foram incorporadas entre as prioridades da cooperação as áreas de genoma e de nanotecnologia.

As cooperações são realizadas por meio de diversos mecanismos: apoio a programas temáticos, como o Programa em Tecnologia de Manufatura (Bragecrim), o Programa Ciências do Mar; o Projeto de Estratégias e Tecnologias para Mitigação de Escassez de Água no Nordeste Brasileiro (Bramar); apoio à mobilidade de pesquisadores por meio de editais conjuntos entre o CNPq e agências de fomento alemãs; concessão de bolsas de doutorado na Alemanha no âmbito de convênio com o CNPq.

A fim de consolidar e ampliar a cooperação entre Brasil e Alemanha em C&T, possibilitando a aplicação periódica de recursos em novos projetos de pesquisa e desenvolvimento binacionais e fomentando parcerias estratégicas de longo prazo em diversas áreas temáticas, o Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) propôs, na 27ª Comissão Mista Bilateral de Ciência, Tecnologia e Inovação (Comista), em Munique, em meados de 2010, a criação de um Fundo Brasil - Alemanha para Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação.

No evento, foram traçadas metas para os próximos dois anos, como a cooperação aeroespacial na área de foguetes sub-orbitais e a proposta de realização de um projeto piloto em nanotecnologia, envolvendo instituições de pesquisa e empresas.

Ano Brasil - Alemanha

Em 2010/2011 se comemora o Ano da Cooperação Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação. Essa comemoração se insere no quadro do Protocolo de Intenções sobre o Ano Brasil - Alemanha de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação 2010/2011 firmado pelo ministro de Ciência e Tecnologia e o vice-ministro de Educação e Pesquisa Alemão (BMBF), na visita do ministro a Alemanha, em dezembro de 2009.

O Ano da Cooperação Brasil - Alemanha registrou diversos encontros no Brasil e na Alemanha, gerando possibilidades de cooperações futuras. Com encerramento previsto para abril próximo, a programação de eventos do Ano da Cooperação deve ocorrer à margem da próxima edição da Feira de Hannover, na Alemanha.

Fonte: Agência MCT

tb vermelho.org

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Cheap Web Hosting Aranhico Diretório Seo Tec Sites do Brasil Directory Link - Quality Directory Submission Services.