quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Vendas do comércio crescem pelo 6º mês seguido, aponta IBGE

As vendas no varejo tiveram alta de 0,4% em outubro, seguindo elevação de 0,3% um mês antes, na série com ajuste sazonal, apontou pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa maneira, nota o organismo, o setor completa seis meses consecutivos de taxas positivas em volume de vendas.

Na comparação com outubro de 2009, o indicador subiu 8,8%. No acumulado do ano, as vendas varejistas avançaram 11,1%. Em 12 meses, o aumento foi de 10,7%.

Considerando o confronto mensal, metade das 10 atividades avaliadas registraram avanço nas vendas. Ficaram nesse grupo Veículos e motos, partes e peças (6,8%), Livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%), Móveis e eletrodomésticos (2,3%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,7%) e Tecidos, vestuário e calçados (1,4%). Quatro segmentos apresentaram baixa, como Combustíveis e lubrificantes e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, ambos com declínio de 0,2%. Material de construção, por sua vez, verificou estabilidade.

Em relação a outubro de 2009, todos os segmentos investigados tiveram elevação, com destaque para Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,7%). Esse ramo, segundo o IBGE, deu a maior contribuição (37%) para a taxa global do varejo.

Quanto à receita nominal de vendas, houve ampliação de 1,3% em outubro, após incremento de 1,1% em setembro. Perante outubro de 2009, o avanço correspondeu a 13,3%. No ano e em 12 meses, as taxas foram positivas em 14,3% e 13,8%, nesta ordem.

O comércio varejista ampliado, que inclui veículos e peças e material de construção, apresentou aumento de 2,1% no volume de vendas no mês em outubro e de 2% na receita nominal de vendas. No confronto anual, as cifras equivaleram a 11,2% e 14,1%.

Por Juliana Cardoso – Valor Ecônomico

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Cheap Web Hosting Aranhico Diretório Seo Tec Sites do Brasil Directory Link - Quality Directory Submission Services.